17 Fev 2015

ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE DA AMIRA: GRAVAÇÃO EM 4K UHD e MPEG-2 MXF

COMUNICADO DE IMPRENSA

(Munique, 16 de fevereiro de 2015)  – A ARRI anuncia o lançamento em breve do software 2.0 para as câmeras AMIRA e o seu próximo lançamento do SUP (Software Update Packet) 3.0. O primeiro desbloqueia a gravação em 4K UHD para trabalhos de alta resolução, enquanto o último habilita a gravação em MPEG-2 MXF, usado para um workflow amigável em broadcast. Os dois formatos ampliarão ainda mais as opções de gravação da AMIRA, fazendo da câmera uma ferramenta muito mais versátil.

Destacando o posicionamento e o sucesso da AMIRA como uma câmera perfeita para as produções, desde documentários, reportagens, filmes corporativos, à televisão e longas-metragens de baixo orçamento; estas duas grandes atualizações de softwares, no primeiro semestre de 2015, irá aprimorar os seus recursos e responde especificamente as solicitações dos clientes e as tendências da indústria. Com seu sistema de arquitetura flexível e reprogramável, a AMIRA continuará a expandir sua funcionalidade ao longo dos anos da mesma forma que a ALEXA tem feito desde 2010, permitindo se manter firme mesmo num mercado de rápidas evoluções e entregando um ótimo retorno do investimento.

AMIRA SUP 3.0 – lançamento previsto para meados de 2015

O novo recurso chave do SUP 3.0 é a habilidade de gravar em MPEG-2 422P@HL à 50Mbit/s em arquivos MXF. Este formato de gravação MPEG-2 compatível com XDCAM, permite as produções de televisão tirarem o proveito da qualidade de imagem superior e da ergonomia da AMIRA, enquanto utiliza um codec de baixa taxa de transferência que pode ser facilmente integrado dentro de um ambiente típico de broadcast e workflows.

Gravando MPEG-2 MXF com a AMIRA, é garantido 100% de compatibilidade com formatos já usados em várias produções de tv de baixo orçamento ou em produções que correm contra o tempo, onde o workflow simplificado, edição e pós são vitais. Este custo eficiente não só minimiza o número de cartões de memória no set, mas também reduz a pós-produção e custos de arquivamento através das taxas de dados reduzidos e integração com ferramentas padrão.

Para facilitar ainda mais a integração da AMIRA em ambientes de produção de televisão em ritmo acelerado, um novo acessório de áudio será lançado. Tomando a forma de uma extensão para a parte de trás do corpo da câmera, que irá equipar a AMIRA com um slot para um receptor portátil. Isso permitirá que os sinais sejam recebidos sem fio a partir de um mixer ou diretamente do microfone sem fio, satisfazendo as necessidades das produções estilo ENG onde se captura o áudio diretamente na câmera, deixando a configuração do equipamento o mais livre possível de cabos.

Outras características do SUP 3.0 incluirão uma interface de controle remoto versátil para multi-câmeras ao vivo ou produções roteirizadas; suporte para lentes Super 16mm;  uma função de intervalômetro para aplicações de time lapse; e uma série de melhorias gerais.

AMIRA SUP 2.0 – lançamento previsto para março de 2015

A gravação em 4K UHD é a característica principal do SUP 2.0 da AMIRA. Habilitado pela atualização de software, ele é ativado através da compra da licença do 4K UHD na Loja de Licenças ARRI (é necessária a calibração do sensor da câmera em um Centro de Serviços ARRI para câmeras adquiridas em 2014).

O novo formato de gravação 4K UHD foi desenvolvido para produções que necessitam entregar resultados de alta resolução. Permite que codecs até o ProRes 4444 sejam gravados em Ultra Alta Definição, resolução de 3840 x 2160 diretamente nos cartões CFast 2.0 na câmera, até 60 fps. Uma ferramenta opcional de redução de ruído na câmera e um controle de detalhe, permitem a imagem ser otimizada para aplicações específicas ou combinadas com diferentes câmeras e lentes.

Outras melhorias previstas para o SUP 2.0 da AMIRA incluem a gravação em ProRes 3.2K (permitindo a compatibilidade com câmeras ALEXAs com o SUP 11.0); controle remoto por WiFi, habilidade de monitorar os canais de áudio individualmente, uma trava de funções adicionais para prevenir que botões ou chaves não sejam pressionados, ajuste de frame rate no modo pré-gravação, captura de imagem ao vivo, e muito mais.

Com sede em Munique, Alemanha, Arnold e Richter Cine Technik (A&R) foi fundada em 1917 e é a líder mundial em projetos. É fabricante e distribuidor de câmera de cinema, intermediação digital (DI) e equipamento de iluminação. O Grupo ARRI compreende uma rede mundial de subsidiárias e parceiros que cobre todos os aspectos da indústria cinematográfica, incluindo câmeras, aluguel de equipamentos de iluminação através das locadoras ARRI Rental; soluções de iluminação através do Grupo de Sistema ARRI; serviços de laboratório, pós-produção e efeitos visuais através da ARRI Film & TV e distribuição de filmes através da ARRI Worldsales. Os produtos fabricados incluem o sistema de câmera ALEXA e a câmera estilo documentário AMIRA; lentes Master Anamórficas, LED Série-L e luz HMI Série-M; acessórios profissionais de câmera (PCA), gravador ARRILASER e tecnologias de arquivamento ARRISCAN. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconheceu os engenheiros da ARRI e suas contribuições técnicas com 18 Prêmios de Engenharia e Científicos.

Uma empresa de terceira geração, a ARRI é de propriedade da família Stahl, que são descendentes do co-fundador Robert Richter e que, em 2012, assumiu o compromisso de longo prazo, comprando a parte pertencente do outro co-fundador, August Arnold.

Para localização e mais informações, por favor visitem www.arri.com/br

:

2015 02-16 AMIRA - ECO (jpg, 585 K)
ARRI AMIRA SUPs2 and 3 pressrelease - BR (docx, 44 K)