12 Fev 2017

ARRI ganha o Academy Award® para o sistema de câmera ALEXA

• ARRI ganha o chamado Oscar® Técnico
  • Nos últimos cinco anos todo o filme que ganhou o Oscar® de “Melhor Fotografia” foi capturado com ALEXA

Los Angeles, fevereiro de 2017 – Em 11 de fevereiro em Beverly Hills, Los Angeles (EUA), no salão do hotel Beverly Wilshire, aconteceu a apresentação do 89º prêmio anual de Ciência e Tecnologia da Academia de Artes e Ciências Cinematográfica (AMPAS). Também conhecido como o Oscar® Técnico, a organização reconhece conquistas notáveis da indústria do cinema.

A lista de vencedores deste ano inclui a empresa alemã ARRI. A fabricante de tecnologia para a indústria cinematográfica, foi homenageada com um prêmio científico e de engenharia para o conceito e tecnologia inovadora de seu sistema de câmera digital ALEXA no formato Super 35. Este prêmio de prestígio é o 19º Prêmio Científico e Técnico recebido pela ARRI ao longo de sua história de 100 anos.

A ALEXA foi introduzida no mercado em 2010 e rapidamente se tornou o sistema de câmera digital mais confiável e utilizado para produção profissional de filmes e televisão em todo o mundo. Com a arquitetura de sistema atualizável, a ALEXA evoluiu através de atualizações de software e upgrades de hardware para acompanhar as necessidades da indústria em sua rápida mudança. Nos últimos cinco anos, todos os filmes que ganharam o Oscar® pela "Melhor Fotografia" foram capturados com ALEXA.

"Com um projeto intuitivo e uma atraente reprodução de imagem obtida através de uma estreita colaboração com cineastas, as câmeras ALEXA da ARRI estiveram entre as primeiras câmeras digitais amplamente adotadas pelos diretores de fotografia", afirma a AMPAS.

Membros da equipe do projeto, viajaram para Los Angeles, para participar da celebração e para receber o prêmio que assume a forma de uma placa da Academia. Entre eles, estava o Franz Kraus, membro do conselho executivo da ARRI AG responsável pela tecnologia. "Agradecemos a Academia por esta grande honra em nosso aniversário de 100 anos", diz Kraus. "Nós olhamos este prêmio como um incentivo para continuar a nossa pesquisa e desenvolvimento a níveis mais elevados. Queremos responder as novas demandas dos clientes, com soluções inovadoras e orientadas para o futuro e desenvolver sistemas de câmeras e tecnologias que ajudem aos cineastas e produtores a realizar seus sonhos criativos".

Stephan Schenk, diretor, ao lado de Walter Trauninger, da ARRI Cine Technik GmbH & Co. Betriebs KG e responsável pela Unidade de Negócios de Sistemas de Câmeras, diz: "Estamos gratos por todo o retorno que recebemos dos cineastas e de outros membros da indústria cinematográfica ao redor do mundo. Isso nos ajudou muito com a melhoria constante da linha ALEXA nos últimos sete anos. Estamos muito satisfeitos de que, além dos aspectos tecnológicos, a estreita cooperação e a consequente utilização no mercado, tenham sido homenageadas pela Academia".

Ray Feeney, presidente do Comitê de Prêmios Científicos e Técnicos, comenta: "Este ano estamos particularmente satisfeitos por podermos honrar não só uma ampla gama de novas tecnologias, mas também o pioneirismo das câmeras de cinema digital, que ajudaram a facilitar a conversão da captura de imagem eletrônica para a produção de filmes. Com seu excelente trabalho inovador, esses técnicos, engenheiros e inventores, expandiram significativamente as escolhas criativas dos cineastas para a narrativa com imagens cinematográficas".

Diferentemente dos prêmios da Academia (Academy Awards®), que serão transmitidos em 26 de fevereiro, as conquistas que recebem os Prêmios Científicos e Técnicos, não precisam ser desenvolvidas e introduzidas durante o ano de 2016. Em vez disso, devem demonstrar um histórico comprovado de contribuição significativa para toda a indústria cinematográfica.

Arnold & Richter Cine Technik (ARRI) é uma empresa multinacional da indústria cinematográfica, empregando cerca de 1.300 funcionários ao redor do mundo. Em 2017, a ARRI está celebrando o seu centenário. Foi fundada em 1917, em Munique, na Alemanha, onde a matriz ainda está localizada. Existem outras filiais na Europa, na América do Norte e do Sul, Asia e Austrália.

O grupo ARRI consiste de cinco unidades de negócio: sistemas de câmera, iluminação, mídia, locação e equipamentos hospitalares. A ARRI é líder em projetos e fabricação de sistemas de câmera e luz para a indústria cinematográfica, com distribuição em todo o mundo e uma rede de serviços. É também uma provedora integrada de serviços de mídia no campo da pós-produção e locação de equipamentos, fornecendo pacotes de câmera, luz e maquinária para produções profissionais. A ARRI Medical, foca no uso do núcleo da tecnologia de imagem para aplicações cirúrgicas.

Vice Presidente Internacional de Marketing

Gerente de Relações Públicas
+1 818-841-7070

Academy Award - Press Release (BR) (pdf, 54 K)