18 Abr 2016

ARRI assume os sistemas de estabilização de câmera artemis e lança versão do TRINITY

(LAS VEGAS, NAB 2016) – A ARRI assumiu os estabilizadores de câmera artemis da Sachtler / Vitec Group e demonstrou uma versão melhorada do inovador sistema Trinity na NAB 2016.

Composto por estabilizadores, como o renomado EFP HD e Cine Broadcast, bem como coletes, braços e outros acessórios, o sistema modular artemis é considerado excelente pelos operadores de câmera profissionais e muito utilizado em produções de cinema e televisão em todo o mundo. A partir da  NAB 2016, a ARRI terá exclusividade de todas as vendas globais e será o fornecedor de serviços para todos os produtos artemis.

"Vitec Videocom tem o prazer de anunciar que a linha artemis foi comprada pela ARRI e continuará sob a sua propriedade. Estamos confiantes de que todos os clientes existentes e futuros irão desfrutar do mesmo nível de serviço e suporte que receberam da Videocom, com o novo proprietário da artemis," diz Alan Hollis, vice-presidente senior da Vitec Videocom.

Na IBC 2015, um protótipo patenteado do artemis Trinity atraiu muitos interessados. Uma atualização para o artemis ou estabilizadores clássicos de câmera de terceiros, que consiste de uma cabeça de dois eixos em um gimbal compacto e leve, um suporte de monitor e um joystick que se conecta na alça do gimbal, um módulo de bateria e um pêndulo, que permitem perfeitamente o movimento do modo convencional ao "low mode". O projeto modular permite soluções customizadas e integrações simples com equipamentos existentes.

O Trinity se destaca de outros sistemas combinando o tradicional sistema de estabilização mecânica com um moderno gimbal com tecnologia de 32 bits. Esta combinação permite movimentos exclusivos, sem restrições, fluidos, precisos e controlados, para dar total liberdade criativa.

Curt O. Schaller, que desenvolveu o Trinity e, juntamente com o Dr. Roman Foltyn dos sistemas FOMA, inventaram o gimbal Maxima que funciona como a cabeça do sistema. Curt está se juntando a ARRI como gerente de produtos em sistemas de estabilização de câmeras. Seu velho amigo Jörg Pitzing também está indo para a ARRI e irá supervisionar o serviço de suporte para a linha de produtos.

Schaller comenta, “Graças ao fino senso da ARRI em obter ferramentas criativas e tecnologias inovadoras, o artemis encontrou uma nova casa. Como operador de câmera e inventor dos estabilizadores artemis, sinto que se juntar a ARRI é a coisa mais excitante que poderia ter acontecido aos suportes de câmeras portáteis. Tenho certeza de que centenas de proprietários/operadores do artemis ficarão encantados com o fato de agora a ARRI estar por trás da operação dirigindo a linha de produtos de hoje em diante.”

Dando sequência ao inúmeros feedbacks desde quando foi lançado o protótipo no ano passado, Schaller demonstrou a versão final de produção do Trinity no estande da ARRI na NAB. Assim como as câmeras da ARRI, os produtos artemis são feitos em Munique, Alemanha, para exigentes padrões de precisão, qualidade de construção e confiabilidade.

Stephan Schenk, diretor da ARRI Cine Technik e líder dos sistemas de negócios de câmeras diz, “a ARRI tem o prazer de assumir a linha dos sistemas de estabilização de câmeras artemis da Vitec. A adição de gimbals de alta tecnologia e estabilizadores tradicionais aos sistemas de câmeras ARRI, oferece uma nova escolha criativa para os diretores de fotografias e cineastas."

Walter Trauninger, também diretor da ARRI Cine Technik e líder da unidade de negócios dos sistemas de câmeras, observa: “o Trinity oferece uma interface convincente e, portanto, uma plataforma interessante para desenvolvimentos de futuros produtos, em combinação com nossas câmeras."

Enquanto o Trinity funciona especialmente bem em configurações compactas com a ALEXA Mini, sua carga máxima de 30kg e o ajuste de altura, significa que câmeras maiores e mais pesadas podem também ser utilizadas. Câmeras de filme, como a ARRIFLEX 235 e a 416 são facilmente acomodadas.

A estabilização no eixo da cabeça do Trinity permite o uso de lentes teles e controladas por joystick, o eixo de tilt totalmente estabilizado ou, em baixos ou altos ângulos, assim como na passagem suave de "low mode" para "high mode".

O início das entregas do Trinity estão planejadas para maio de 2016. A ARRI também está assumindo as vendas do Maxima como um gimbal separado, juntamente com todos os outros componentes do sistema.

Com sede em Munique, Alemanha, a ARRI foi fundada em 1917 e é a líder mundial em projetos, fabricação e distribuição de câmeras de cinema, intermediação digital (DI) e equipamentos de iluminação. O Grupo ARRI compreende uma rede mundial de subsidiárias e parceiros que cobre todos os aspectos da indústria cinematográfica, incluindo câmeras, maquinária e aluguel de equipamentos de iluminação através das locadoras ARRI Rental, soluções de iluminação através do Grupo de Sistema ARRI, produções e pós-produção de filmes, serviços de laboratório, efeitos visuais e distribuição através da ARRI Media. Em 2013 a ARRI Medical foi fundada para utilizar a tecnologia de imagem e o know-how da ARRI para aplicações médicas.

Os produtos fabricados, incluem as câmeras ALEXA 65, ALEXA SXT, ALEXA Mini e a AMIRA, lentes Master Anamórficas, SkyPanel, Série-L e Série-M, acessórios de câmera (PCA) e sistemas de comandos eletrônicos, tecnologias de arquivamento, como o gravador ARRILASER e ARRISCAN, microscópio cirúrgico digital ARRISCOPE 3D. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconheceu os engenheiros da ARRI e suas contribuições técnicas com 18 Prêmios de Engenharia e Científicos.

Para localização e mais informações, por favor visitem: www.arri.com/br

Robert Breitenstein
+1 954 322-4545 (escritório)
rbreitenstein@arri.com