26 Ago 2014

ARRI anuncia ProRes UHD para a AMIRA

COMUNICADO DE IMPRENSA (RELEASE)
(Munique, 26 de agosto de 2014)
– Uma nova atualização de software para a câmera estilo documentário AMIRA permitirá a gravação de arquivos ProRes UHD, em resposta as solicitações de 4K para algumas produções. Esta atualização deverá estar disponível para compra na loja de licenças online da ARRI até o final deste ano.

Entrega em qualquer formato

Embora a adoção generalizada do 4K ou UHD para a transmissão ainda tem um longo caminho a percorrer, um número crescente de proprietários de conteúdo estão ficando preocupados em proteger a longevidade de seus programas, garantindo que eles sejam adequados para a transmissão UHD, isso deve se tornar padrão no futuro.

Para estas produções que realmente precisam entregar o UHD, a AMIRA oferecerá a capacidade de gravar todos os codecs ProRes em resolução UHD (Ultra High Definition) 3840 x 2160 diretamente no cartão CFast 2.0, até 60fps.
Este recurso, ativado através de uma licença de software (e da calibração do sensor para as AMIRAs existentes), vem em resposta às solicitações dos clientes da AMIRA, alguns dos quais tem sido pressionados por clientes que querem o 4K. Isso foi possível pela qualidade excepcional de imagem da câmera, seu poder de processamento e pelo sistema de arquitetura reprogramável.

Caso uma produção esteja buscando um workflow em UHD ou simplesmente deseja arquivar em UHD, afim de proteger o investimento contra os desenvolvimentos da indústria, a AMIRA agora oferece uma solução fácil que não requer nenhum processo adicional na pós-produção.

Processamento na câmera

O sensor da ALEXA/AMIRA tem provado repetidamente sua habilidade de entregar imagens de excelente qualidade para 4K ou mesmo IMAX em lançamentos de grande bilheteria, tais como: GRAVIDADE, MALÉVOLA e HOMEM DE FERRO 3. Isto prova que as câmeras ALEXA e AMIRA são um investimento seguro para os próximos formatos de distribuição.

Para a maioria dos longas-metragens, a conversão para o 4K pode ser feita após os efeitos visuais e outras tarefas de pós-produção terem sido completadas em 2K. Para certas produções com AMIRA em ritmo acelerado, poderá não haver tempo ou recursos para tais processos na pós, é por isso que o 4K ou o UHD direto da câmera tem sido solicitado.

O UHD na AMIRA utiliza o mesmo eficiente filtro de 1,2x que é utilizado na ALEXA no modo OPEN GATE que otimiza o desempenho da imagem da câmera para a distribuição em 4K, bem como as melhores qualidades dos pixels do sensor. A conversão para o UHD acontece na câmera em tempo real.

A mesma excelente qualidade de imagem

Produzir UHD, amplia as opções para a qualidade superior de imagem, que ajuda a tornar a AMIRA e a ALEXA mais um sucesso. A latitude de mais de 14 stops permanece inalterada, assim como a precisa colorimetria, tons de pele naturais, o look orgânico e a textura. Ao fazer com que as imagens de alta qualidade provenientes do sensor sejam compatíveis com formatos de resoluções mais altas, a atualização para o UHD responde as preocupações de certas regiões e produções sobre o futuro do 4K, permitindo a AMIRA ser usada em qualquer projeto, não importa quais são as solicitações de distribuição.

Markus Duerr, gerente de produto da AMIRA, diz: “Comentários sobre a AMIRA por todo o mundo, têm sido extremamente positivo e é claro que a câmera já é um grande sucesso. Tem sido usada em uma incrível variedade de produções desafiadoras, aclamada pela sua fenomenal qualidade de imagem, facilidade de uso e versatilidade; a nova saída em ProRes UHD levará esses benefícios mais além, agregando valor aos clientes em áreas como a China, onde o 4K é o maior foco da indústria.”

O cineasta sobre Vida Selvagem, Rolf Steinmann, que foi indicado ao Prêmio Emmy neste ano em reconhecimento ao seu trabalho com ALEXA nas séries Wild Arabia na BBC, está atualmente utilizando sua AMIRA em um filme da Disney Nature. Ele comenta: "Para um operador de câmera como eu que é proprietário do próprio equipamento, a atualização do UHD é uma ótima maneira de proteger o investimento. De agora em diante quando existir a pressão do lado da produção em entregar UHD, eu posso continuar trabalhando com a AMIRA e não comprometer a qualidade de imagem, robustez ou confiabilidade da câmera.”

Com matriz localizada em Munique, Alemanha, Arnold and Richter Cine Technik (A&R) foi fundada em 1917 e é a maior fabricante e distribuidora de câmera de cinema do mundo, intermediação digital (DI) e equipamento de iluminação. O Grupo ARRI compreende uma rede mundial de subsidiárias e parceiros que cobre todos os aspectos da indústria cinematográfica, incluindo câmeras, aluguel de equipamentos de iluminação através das locadoras ARRI; soluções de iluminação através do Grupo de Sistema ARRI, serviços de laboratório, pós-produção e efeitos visuais através do ARRI Film & TV e distribuição de filmes através do ARRI Worldsales. Os produtos fabricados incluem o sistema de câmera digital ALEXA e a câmera estilo documentário AMIRA; lentes anamórficas Master Anamorphic; LED Série-L e iluminação HMI Série-M; Acessórios Profissionais de Câmera e tecnologias de arquivamento ARRISCAN. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconheceu os engenheiros da ARRI e suas contribuições técnicas com 18 Prêmios de Engenharia e Científicos.

Contact:

+1 818 841 7070 (office)

+1 818 841 7070 (office)

140826 ARRI AMIRA UHD press release (docx, 44 K)