19 Fev 2015

ALEXA (SUP) 11.0 COM ProRes 3.2K DISPONÍVEL AGORA

COMUNICADO DE IMPRENSA

ALEXA (SUP) 11.0 COM ProRes 3.2K DISPONÍVEL AGORA

(Munique, 16 de fevereiro de 2015) – A ARRI anuncia hoje o pacote de atualização de software (SUP) 11.0 para as câmeras ALEXA através do download pelo site da empresa e sem cobrança adicional. A 11ª maior atualização da ALEXA inclui vários recursos novos, incluindo o formato de gravação em ProRes 3.2K para produções que requerem entrega em 4K UHD e o ADA-5, uma melhora no algoritmo de debayer que aumenta ainda mais a qualidade de imagem da ALEXA.

Disponíveis para as câmeras ALEXA XT e ALEXA Classic com o módulo XR instalado, o ProRes 3.2K da ALEXA é a nova resolução de gravação que usa 3.2K photo sites do sensor para gravar o arquivo ProRes 3.2K 16:9. A área 3.2K do sensor foi escolhida, porque é a maior área que pode ser coberta por quase todas as lentes PL Super 35.

Com taxa de transferência de dados bem abaixo do ARRIRAW (sem compressão), o ProRes 3.2K proporciona os benefícios do já estabilizado e eficiente workflow do ProRes. A conversão simples e direta do ProRes 3.2K da ALEXA usando ferramentas de pós padrão, resulta numa entrega de imagem de qualidade insuperável em 4K UHD.

O algoritmo de debayer ADA-5 da ARRI representa um aumento de qualidade de imagem para todos os modelos de ALEXAs, entregando imagens com mais definição. Isto é especialmente visível em detalhes de alto contraste (tais como em galhos finos contra um céu azul), os quais exibirá bordas mais suaves e limpas.

O ADA-5 também reduz ainda mais os ruídos nos canais: azul e vermelho, proporcionando as composições de recorte em fundo azul mais fáceis. O ADA-5 está disponível pelo no software ARRIRAW Converter desde a versão ARC 3.1 e parte do kit do desenvolvedor (SDK); ele também tem sido usado na AMIRA desde o SUP 1.1.

Expansão do suporte a mídias é outro recurso do SUP 11.0. Todas as ALEXAs serão capazes de gravar em todas as gerações de cartões SxS PRO+ e a ALEXA XT/XR nos novos cartões SanDisk CFast 2.0 de 128GB.

Compatibilidade e expansão da ALEXA com todos os sistemas de comando eletrônico ARRI (Electronic Control System – ECS). Com o SUP 11, o novo Encoder para dados de lentes, LDE-1, também destrava inúmeros recursos quando utilizado o comando de mão WCU-4.

Outros recursos dos SUP 11.0 para todos os modelos da ALEXA, inclui melhorias na funcionalidade do controle remoto pela web, redefine os botões de usuários e a habilidade de salvar os guias de enquadramento (frame lines) e a informação da zona do tempo dentro dos metadados da câmera.

Além disso, as câmeras ALEXA XT/XR gravarão um checksum de cada  frame do ARRIRAW que pode ser usado para verificar a integridade dos dados através do posterior workflow. Isto faz com que o trabalho em ARRIRAW seja ainda mais seguro e a cópia mais rápida. É necessário a utilização da última versão do software da CODEX para ler os arquivos ARRIRAW do SUP 11.0.

Detalhes técnicos sobre o lançamento do SUP 11.0 podem ser encontrados no site da ARRI em ALEXA DOWNLOADS:
www.arri.com/camera/alexa/downloads

Com sede em Munique, Alemanha, Arnold e Richter Cine Technik (A&R) foi fundada em 1917 e é a líder mundial em projetos. É fabricante e distribuidor de câmera de cinema, intermediação digital (DI) e equipamento de iluminação. O Grupo ARRI compreende uma rede mundial de subsidiárias e parceiros que cobre todos os aspectos da indústria cinematográfica, incluindo câmeras, aluguel de equipamentos de iluminação através das locadoras ARRI Rental; soluções de iluminação através do Grupo de Sistema ARRI; serviços de laboratório, pós-produção e efeitos visuais através da ARRI Film & TV e distribuição de filmes através da ARRI Worldsales. Os produtos fabricados incluem o sistema de câmera ALEXA e a câmera estilo documentário AMIRA; lentes Master Anamórficas, LED Série-L e luz HMI Série-M; acessórios profissionais de câmera (PCA), gravador ARRILASER e tecnologias de arquivamento ARRISCAN. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas reconheceu os engenheiros da ARRI e suas contribuições técnicas com 18 Prêmios de Engenharia e Científicos.

Uma empresa de terceira geração, a ARRI é de propriedade da família Stahl, que são descendentes do co-fundador Robert Richter e que, em 2012, assumiu o compromisso de longo prazo, comprando a parte pertencente do outro co-fundador, August Arnold.

Para localização e mais informações, por favor visitem www.arri.com/br

:

ALEXA SUP 11.0 (jpeg, 1.1 M)
ARRI ALEXA SUP11 pressrelease - BR (doc, 43 K)